Pesquisa Origem-Destino vai tornar o trânsito mais sustentável

Maringá Post Destaque

A Prefeitura de Maringá iniciou a Pesquisa de Origem e Destino Domiciliar, uma das principais ferramentas do Plano de Mobilidade de Maringá (PlanMob) para o planejamento de curto, médio e longo prazo do transporte e trânsito da cidade. Pesquisadores visitarão aproximadamente 2.500 domicílios de Maringá. A pesquisa também pode ser respondida online,veja aqui.


A pesquisa fornece informações importantes para compreender como as pessoas realizam suas viagens e o que precisa ser feito para melhorar as condições de mobilidade urbana da cidade. Por exemplo, como as pessoas se deslocam, se utilizam ônibus, bicicleta ou veículos particulares. 
Outra informação importante é quais são as origens e os destinos das viagens e os motivos pelos quais as pessoas se deslocam (trabalho, escola, compras ou outros motivos). O pesquisador estará devidamente identificado por um crachá com nome e utilizará todas as medidas de segurança de prevenção ao coronavírus, com equipamentos de proteção e distanciamento.

Plano de Mobilidade

O Plano de Mobilidade será realizado pela primeira vez em Maringá, em atenção à lei federal que exige o estudo para cidades com mais de 20 mil habitantes. O PlanMob se integrará ao Plano Diretor e servirá para orientar ações no trânsito para as próximas décadas, enquadrado como lei municipal. 

O documento vai estabelecer diretrizes para transporte coletivo, deslocamento a pé e por bicicletas, cargas urbanas, estacionamentos públicos e privados, o sistema viário e a segurança no trânsito.
Será feito com base em estatísticas de frota de veículos, das vias, motoristas, pilotos e passageiros, entre outras situações, além de uma relação entre origem e destino de pontos diferentes entre residência, trabalho, estudo e lazer.

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *