Hoje o tema será todo sobre “Halloween” e claro que nada mais justo de falarmos deles os déspotas, maus elementos e inimigos públicos, claro os vilões.
Abrindo a lista temos Vandal Savage, criado por Alfred Bester e Martin Nodell e apareceu pela primeira vez na edição número 10 da principal revista do Lanterna Verde, Alan Scott.
Savage era um homem das cavernas chamado Vandar ADG, o líder da tribo do sangue Cro-Magnon. Ele encontrou um meteorito misterioso e foi banhado pela radiação.
Radiação que gerou mudanças no corpo, proporcionando a ele um intelecto incrível e imortalidade. Desde aquele tempo, ele viveu com inúmeros líderes históricos cruéis e famosos e já confrontou quase todos os heróis da DC, geralmente como resultado de seus planos para controlar o mundo.
Em segundo lugar representado os vilões da literatura temos professor Moriarty. Todo grande herói precisa de um grande vilão para fazer as histórias mais grandiosa e no caso do detetive Sherlock Holmes esse rival se chama James Moriart. O vilão apareceu primeira vez em 1893 na publicação do livro “O Problema Final”, escrito por Sir Arthur Conan Doyle. Na história Holmes tenta prender Moriarty, considerado o maior bandido da Europa.
O mais interessante deste personagem é que como seu rival, Moriarty é uma pessoa fria e calculista, com vários planos traçados previamente.
Chegando ao panteao da vilania, o próximo da lista é o titan louco Thanos. O personagem apareceu pela primeira vez em “Homem de Ferro #55 em fevereiro de 1973. Foi criado pelo escritor-artista Jim Starlin que se inspirou em Darkside, da rival DC Comics. Desde então, Thanos tem sido destaque em mais de quatro décadas de continuidade do universo Marvel e em uma série de histórias auto-intitulada.
Para fecharmos temos ele,o arlequim da maldade,o Coringa. O principal antagonista do Batman foi criado pelo lendário trio da DC Comics composto por Bill Finger, Bob Kane e Jerry Robinson//
Na realidade, o palhaço do crime estreou bem cedo nas HQS, (Histórias em Quadrinhos), em abril de 1940, numa das primeiras edições dos quadrinhos do Batman. Hoje, é sem dúvida um dos vilões mais populares do planeta e esse interesse por parte do público se deve muito a dois significados: a sua imprevisibilidade e todo o mistério que rodeia o personagem.
Essa popularidade fez com que o coringa viesse a ganhar várias versões em diferentes tipos de mídia, para além dos quadrinhos.
Apesar de ser um cara completamente insano e por vezes extremamente cruel, o Coringa é sem margem para dúvidas um dos mais importantes e icônicos vilões da ficção.
// Com informações de Gabriel Luis.
Ouça este quadro na íntegra;