No 3° episódio da nossa série sobre o Paraná, onde estamos contando um pouquinho da história das cidades do estado, iremos contar um pouco sobre as belezas de Faxinal.
Capital do Tomate de Estufa, Faxinal tem economia baseada na agricultura, principalmente no cultivo de milho, soja e trigo. Mas a atividade turística cresce a olhos vistos e já traz fama ao município. Não é difícil entender o porquê. Líder em turismo rural e de aventura do Vale do Ivaí, a cidade possuí 108 cachoeiras com mais de cinco metros de altura catalogadas. A maior delas, a Véu de Noiva, chega a impressionantes 156 metros! Além de toda essa beleza natural, há um calendário com 12 eventos turísticos, atraindo em média 200 mil turistas por ano.
Assim, promissora, a cidade de 16,3 mil habitantes ostenta beleza natural e temperaturas agradáveis (a média anual é de 19 graus) à espera dos visitantes. Que tal ser o próximo?
GASTRONOMIA
Por ser a Capital do Tomate de Estufa, Faxinal tem como pratos típicos iguarias feitas da fruta: tomate recheado e geleia de tomate. Porém, a herança dos pioneiros, criadores de porcos, deixou marcas na culinária local: churrasco em espeto de pau com mandioca, porco na lata, lombo recheado na lata, paçoca de carne e de amendoim, e ovos cozidos envoltos em palha de milho são pratos tradicionais muito consumidos pela comunidade e por quem chega à cidade pela primeira vez. Também tem bebida típica, a Goiofá, água ardente à base de milho, que no passado era feita pelos índios.
Há restaurantes e lanchonetes para todos os paladares. Costumam ser bem movimentados à noite.
ECONOMIA
As principais fontes de renda de Faxinal são o turismo, que alavanca também o comércio e a prestação de serviços na região, planejando investimentos para o setor. Além da futura construção de mais cinco empreendimentos hoteleiros rurais, está prevista a criação de uma rota de turismo religioso, a exemplo dos Caminhos de Santiago de Compostela, na Espanha, que inclui o município. Até o nome de Faxinal será tombado pelo Patrimônio Histórico do Paraná.
TURISMO
Faxinal é um município localizado entre o segundo e o terceiro planalto, com abundância hídrica e com mata atlântica intocada em alguns pontos. Essa discrepância de altitude e relevo, somada a mata e a riqueza de rios, tornam o local repleto de cachoeiras, saltos, cascatas, quedas, corredeiras, cânions e uma infinidade de atrativos naturais.
Tem boa quantidade de Hotéis, campings e pousadas que somados apresentam 250 leitos. A característica fundamental da população é ser um povo acolhedor. Faxinal também é conhecida como Capital da Amizade, Capital do Tomate e Caminho das Águas.
Balneário Raio de Sol
Quem se hospeda nos hotéis, chalés ou no camping pode desfrutar de piscina com toboágua e de uma cachoeira de 5 metros de altura. Também há quiosques e deliciosos pratos típicos.
Estância Império Pura Pedra
Com uma vista privilegiada para os 125 metros da Cachoeira São Pedro, o lugar oferece área de camping, piscina, quiosques e comida típica.
Hotel-Fazenda Luar de Agosto
Rodeado de natureza por todos os lados, esse lugar tem uma cachoeira de 125 metros de altura, piscina e um toboágua de 100 metros. Pra garantir uma dose a mais de adrenalina, dá pra praticar arvorismo, tiroloesa e rapel. Se quiser um programa mais tranquilo (ou não), tem trilhas para caminhada. Entre as opções de hospedagem estão o conforto de apartamentos, o charme dos chalés e a rusticidade da área de camping. O banho de argila é uma atração das mais interessantes.
Cachoeiras
Faxinal tem 108 cachoeiras rodeadas de belos espécimes de fauna e flora. Além de longos e refrescantes banhos, algumas delas oferecem rapel e tirolesa. É o caso do Canyon do Cruzeiro, onde se encontram 22 cachoeiras, como: “A Escadaria do Céu”, “Bica Chuveirão”, “Mina Coração”, “Concha Acústica”, “Trilha Molhada”, e a “Serra do Arreio
Não perca os próximos episódios desta série cheia de belezas naturais e aventuras, que são de tira o fôlego!!!