Prefeitura lança programa para aumentar índice de reciclagem e formaliza participação no Poliniza Paraná

Prefeitura lança programa para aumentar índice de reciclagem e formaliza participação no Poliniza Paraná

Destaque Paraná

Para a promoção de práticas sustentáveis, a gestão municipal desenvolve diversas ações, inclusive com foco no descarte correto de resíduos e preservação da biodiversidade. O tema é destaque durante a Semana do Meio Ambiente, realizada entre hoje, 2, e 7. Nesta sexta-feira, a Prefeitura de Maringá  lança o Programa “Lixo Zero”. O município também vai formalizar a participação no Projeto Poliniza Paraná. A cerimônia será às 10h no Parque do Ingá com a presença do prefeito Ulisses Maia. 

A Semana do Meio Ambiente é organizada pelo Instituto Ambiental de Maringá (IAM) e o Lixo Zero é uma iniciativa da Secretaria de Limpeza Urbana. Com cinco grandes ações para envolvimento de toda a comunidade, o programa Lixo Zero pretende aumentar o número de materiais recicláveis e melhorar o reaproveitamento dos resíduos na cidade. Maringá recicla 7% do total de lixo coletado, acima da média nacional que é de aproximadamente 2%. A meta é chegar a 30% de material reciclável. 

As cinco ações do Programa Lixo Zero são o Projeto Moeda Verde, para incentivar a troca de materiais recicláveis por hortifrutis e alimentos da agricultura familiar; Projeto Composta Maringá, com a realização de cursos sobre compostagem doméstica; e o Projeto Cestou, para incentivar o descarte específico e adaptado para garrafas de vidro em bares da cidade. Além disso, a gestão municipal vai ampliar os pontos de descarte com o Ecolix e o Ponto de Entrega Voluntária (PEV). 

O Ecolix e o Ponto de Entrega Voluntária (PEV) são contêineres para recebimento de materiais recicláveis. Os equipamentos são modernos, adaptados para receber grande volume de resíduos, que não podem ser retirados manualmente, somente com caminhão específico. Nos locais, poderão ser descartados plástico, papel, vidro e metal. Os materiais devem ser destinados sem restos de alimentos.

POLINIZA PARANÁ – O Projeto é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Sustentável  e do Turismo e prevê a instalação de colmeias de abelhas nativas sem ferrão no Parque do Ingá. A ação é fundamental, já que a fauna e a flora dependem da polinização para produção de frutos e sementes. O evento contará com a presença do secretário de Estado, Everton Souza, e do autor do projeto, deputado estadual Marcio Nunes. 

Conheça os projetos do Programa Lixo Zero:

Moeda Verde: Projeto de troca de materiais recicláveis por alimentos. O “Moeda Verde” distribui hortifrutis, adquiridos da Agricultura Familiar, em troca de materiais recicláveis e óleo vegetal e animal. Assim, a população ajuda o meio ambiente e ainda se alimenta de forma saudável. Um 1kg de recicláveis vale 1 kg de alimentos. O projeto ocorrerá uma vez por mês em bairros da cidade.

Projeto Composta Maringá: Projeto de educação ambiental com o objetivo de incentivar a compostagem. Serão realizados cursos sobre compostagem doméstica e cada inscrito receberá uma composteira.
Ecolix: Contêineres de recebimento de materiais recicláveis modernos, adaptados para receber grande volume de resíduos.

PEV (Ponto de Entrega Voluntária): A instalação do PEV é mais uma medida que visa o descarte correto dos materiais em pontos de alta demanda de resíduos. O ponto será instalado no Parque do Ingá e receberá materiais recicláveis.

Projeto Cestou: visa o recolhimento de garrafas de vidro em bares na cidade. Com a instalação desse contêiner específico para vidro, a coleta desse material será otimizada. Além da instalação dos pontos de recebimento específicos, prevê-se o trabalho de educação para o trânsito, com campanhas para evitar a direção alcoolizada.

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *