Probióticos as famosas “bactérias do bem”

Destaque Saúde

Você sabia que em nosso corpo existem mais bactérias que células? Pois é. Mas não se assuste, essas bactérias não são “doenças”, como muitos imaginam. Pelo contrário, são bactérias boas que trabalham na saúde do nosso organismo. A flora intestinal, é a maior comunidade de bactérias que habitam em nosso organismo e tem o poder de influenciar a nossa saúde, peso, humor e até mesmo nossa imunidade. 

Iogurte (se os micro-organismos forem adicionados ao alimento no processo de fabricação), kefir, coalhada, leite fermentado, são alguns dos alimentos que contém probióticos e que na maioria das vezes consumimos com facilidade. 

Neuza Moraes,72, consome o kefir a mais de 15 anos e gosta bastante do resultado positivo que ele oferece para ela e sua família “Nos sentimos muito bem com o uso do kefir, meu esposo tinha gastrite e agora ele está ótimo”, diz. 

O kefir pode ser cultivado na água ou no leite. Vai do gosto de cada um. 

Neuza prefere consumir o kefir cultivado na água e sua família opta pelo cultivado no leite. “Tomo o de água com suco integral de uva e minha família toma o de leite com cereais, mel, açúcar mascavo e as vezes batido com frutas”, diz. 

Segundo a nutricionista Luana Sitta, o kefir tem vários benefícios: melhora na hipertensão arterial, auxilia a imunidade, facilita a digestão, previne e auxilia no combate a gastrite, osteoporose, entre outros. 

Como podemos ver, o kefir trás inúmeros benefícios para a saúde, porém, se você está com o sistema imunológico debilitado, como por exemplo, imunodeficiências, AIDS, entre outros, cuidado. Pois há uma grande probabilidade de desenvolver infecções pelas bactérias presente no produto. “O mais indicado é seguir orientação especializada e individualizada”, afirma a nutricionista Luana. 

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *