Como todos nós sabemos, a cidade de Tóquio no Japão, sede dos Jogos Olímpicos 2020 (Jogos Olímpicos de Tóquio 2020), que teve início oficialmente em 23 de julho de 2021, com duração até 8 de agosto de 2021, ou seja, está ocorrendo neste momento, já é conhecida pelas inovações em transporte, moradia e pela tecnologia presente em cada localidade.
Podemos dizer que será a Olimpíada “mais tecnológica de todos os tempos”.
Abertura
A organização dos Jogos Olímpicos não poupou na inovação durante a cerimônia de abertura dos Jogos de Tóquio 2020, fez jus ao que citamos acima, que será a Olimpíada “mais tecnológica de todos os tempos”. Teve apresentação dos anéis olímpicos feitos em madeira reciclável, balé humano em 3D, iluminação via computador, personagens do mundo dos games, e um dos maiores destaques, que foi o uso de mais de 1.800 drones no céu, acima do Estádio Nacional.
Calor
O pessoal da organização da Olimpíada de Tóquio recebeu uma ajuda da tecnologia para não sofrer tanto durante os 19 dias de evento: um dispositivo vestível que monitora sua temperatura corporal para evitar casos graves de insolação.
A preocupação faz todo o sentido, já que cerca de 200 pessoas morreram em Tóquio no ano passado decorrente de problemas com o calor.
Para ajudar a proteger os funcionários das Olimpíadas de doenças relacionadas ao calor, o Alibaba desenvolveu uma solução baseada em nuvem para monitorar a temperatura corporal e a frequência cardíaca.
A equipe das Olimpíadas usará um dispositivo inteligente no ouvido, o qual consegue monitorar diversos sinais vitais da pessoa, incluindo sua temperatura, além de estatísticas e o índice do ambiente, que será monitorado por meio de medidores de estresse térmico instalados nos locais. Esses dados são transmitidos para a nuvem e cruzados com as informações de clima do local, que identificará o nível de risco de insolação em tempo real para cada usuário. Aqueles que apresentam alto risco de insolação receberão alertas em seus telefones, junto com medidas de precaução recomendadas, como beber mais água o mais rápido possível.