Hortas Comunitárias produziram 800 toneladas de alimentos sem agrotóxicos em 2020

Destaque Maringá

As palestras da “Semana do Meio Ambiente”, evento online no canal do YouTube da Prefeitura Municipal, têm levado aos participantes informações importantes sobre projetos e espaços verdes e sustentáveis. O tema é “Desenvolvimento Sustentável, Gestão de Resíduos e Responsabilidade Compartilhada”. Nesta terça-feira, 1º, foram apresentados os resultados e a forma de atuação das hortas comunitárias de Maringá.

As 39 hortas comunitárias criadas pela Prefeitura produziram 800 toneladas de alimentos sem fertilizantes químicos no ano passado. A maior parte da produção é de hortaliças folhosas, raízes e temperos (salsinha, cebolinha, açafrão, gengibre e pimenta). Os alimentos são ofertados à população com preços acessíveis que variam de R$ 1 a R$ 3. As 39 hortas somam mais 110² mil metros de área.

Os compostos orgânicos são elementos essenciais para auxiliar no cultivo das hortas. Estes adubos são produzidos na Central de Compostagem da Secretaria de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar, localizada na Estrada Pinguim. Em média, a central produz 900 toneladas por ano de composto orgânico, impactando na geração de renda de 1,2 mil famílias que trabalham como produtores nas hortas. 

Em um espaço de 3 mil m², a central produz adubo a partir de resíduos industriais, como bagaço de cana, palha de soja e milho, árvores trituradas, esterco bovino e cinza de caldeira. Os adubos ajudam no plantio de alimentos livres de agrotóxicos e frescos, que não agridem o solo, preservam a água, reduzem a quantidade de poluentes e trazem qualidade de vida ao consumidor.

Hortas Comunitárias

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar fornece, aos produtores, o terreno, a estrutura inicial de construção da horta, e mudas de hortaliças mensalmente, de acordo com a necessidade de cada horta. Além do composto orgânico e a assistência para a produção orgânica. 
Confira as 39 Hortas Comunitárias de Maringá neste link.

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *