O prefeito Ulisses Maia e diversos secretários municipais estiveram com empresários, a presidente da Organização Mundial da Família (OMF), Deise Kusztra, e o deputado federal, Ricardo Barros, em visita técnica ao Hospital da Criança de Maringá na manhã de ontem, 14.
A ala para internação do hospital está pronta, com 108 leitos. Ainda não chegaram os equipamentos para UTI, cozinha, farmácia e lavanderia. Contratualmente, a OMF tem que entregar o hospital equipado e com recursos humanos contratados e treinados.
A participação da Prefeitura de Maringá no Hospital da Criança envolveu a doação do terreno de 84 mil m2 para edificação, além da finalização da parte externa, com construção de galeria de águas pluviais, pavimentação de estacionamento e áreas de circulação, iluminação, cercamento, calçadas e paisagismo. O município já iniciou o processo de licitação das obras. Serão investidos cerca de R$ 8 milhões.
Durante o encontro ficou claro que o grande desafio tanto para a rede pública quanto privada é a contratação de profissionais da saúde. Ulisses Maia lembrou que esta é a maior dificuldade no enfrentamento à pandemia de Covid-19. “Recebemos apoio dos empresários que em vários momentos doaram equipamentos aos hospitais. Só não temos mais leitos de UTIs e enfermaria porque não existem profissionais disponíveis e dispostos a ir para a linha de frente da pandemia”.