Maringá tornou-se a “capital brasileira” do vôlei de praia no fim de semana. Os maringaenses, na arena montada na Vila Olímpica, e todo o Brasil, por meio da transmissão no SporTV, acompanharam as emoções das finais da 1ª etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia neste domingo, 12. Durante cinco dias, entre 8 e 12 de março, as partidas agitaram as quadras do complexo esportivo e colocaram Maringá como referência e destaque nacional no esporte.
A competição, realizada pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e a Federação Paranaense de Voleibol, teve apoio da Prefeitura de Maringá. O prefeito Ulisses Maia acompanhou as finais no domingo e destacou a importância do circuito para a cidade. “Desde 2017, ampliamos os investimentos municipais e fortalecemos o esporte maringaense. Com isso, atraímos grandes campeonatos como esse para a nossa cidade e que, além da importância para os atletas, divulga Maringá para todo o Brasil e proporciona uma programação diferente e gratuita para a comunidade”, disse.
Para o secretário de Esporte e Lazer, Robson Xavier, a competição, além de reunir nomes consagrados do vôlei de praia, movimentou o cenário econômico na cidade com a ocupação de hotéis e o consumo local. “O Circuito Brasileiro colocou nossa cidade em destaque nacional como referência em voleibol e no esporte em geral. Além disso, a comunidade acompanhou de perto um evento grandioso como esse e vibrou pelos atletas que representaram nossa cidade. ”
Resultado – Na final neste domingo, 12, o paranaense Arthur Lanci venceu a competição no Top 12, na categoria masculino, ao lado do parceiro Evandro. Eles venceram a dupla maringaense Arthur e Adrielson, da Associação Maringaense de Vôlei de Praia (AMVP), por 2 sets a 0. Os maringaenses ficaram com a segunda colocação do Top 12, seguidos pela dupla George e André, que conquistaram o terceiro lugar.
No feminino, Duda e Ana Patrícia levantaram o troféu com a primeira colocação do pódio após uma disputa emocionante contra Bárbara Seixas e Carol Solberg, com placar de 2 sets a 1. O terceiro lugar ficou com a dupla Tainá e Vic.
Além do Top 12, 24 duplas disputaram o título no torneio Aberto. No masculino, os franceses Julien Lyneel e Rémi Bassereau venceram a competição, mas como disputaram como convidados, os vice-campeões Gabriel Santiago e Felipe Alves, ficaram com a vaga e foram classificados para o Top 12 na próxima etapa. Na final do feminino, Giulia e Natasha venceram as francesas Alexia Richard e Lezana Placette.