Disseminar o conhecimento quanto aos direitos fundamentais e sociais de jovens e adolescentes e estimular práticas de cidadania por meio da transmissão de informações jurídicas. Esse é o objetivo do projeto ′Construindo a Cidadania′, promovido pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes (Sejuc), que será lançado nesta sexta-feira, 9, a partir das 8h30, no Auditório Hélio Moreira.
A fim de promover o debate sobre temas pertinentes à cidadania, autoridades que atuam com práticas restaurativas contribuirão com as ações em escolas da rede pública e privada de ensino, promovendo palestras e diálogos.
“O projeto busca alcançar jovens e adolescentes e a sociedade de forma geral, promovendo a conscientização sobre direitos e obrigações e gerando a convicção de que todos nós somos agentes transformadores da sociedade”, reforça o secretário de Juventude, Emmanuel Predestin.
O projeto terá ações durante todo o ano de 2023, com apresentações do ′Construindo a Cidadania′ às instituições públicas e privadas, cronograma de palestras junto às unidades de ensino e demais entidades, apresentações dos resultados alcançados, entre outros.
Os temas das ações englobam o combate ao preconceito, seja por origem, raça, sexo, cor, idade ou qualquer outra forma de discriminação. Além da pacificação social, debate sobre políticas públicas e rede de enfrentamento à violência de gênero, tipos de violência, prevenção e punição, combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, entre outros.
Serviço:O que: Lançamento do projeto ′Construindo Cidadania′Quando: sexta-feira, 9 de dezembro, das 8h30 às 11hOnde: Auditório Hélio Moreira