O estado do Paraná é rico e cheio de destinos incríveis. Alguns desses locais, ganharam até fama internacional. O estado é um dos locais que mais recebem turistas, principalmente por causa de Foz do Iguaçu.
Londrina, Curitiba e Ilha do Mel, são outras localidades consagradas que muitos procuram para visitar e conhecer. Entretanto, o turismo do Paraná vai além do que pensamos. Mas, o estado é conhecido por várias histórias e uma bela lista de belezas naturais, seja no verão ou no inverno.
Por isso, na coluna de hoje, vamos te ajudar a conhecer mais maravilhas do interior do estado, que quase sempre passam despercebidas dos guias turísticos. Conheça cinco lugares que valem a pena conhecer!
Sapopema
Uma cidade com menos de sete mil moradores, é um local incrível para quem curte estar com a natureza. Conta com menos de 7 mil habitantes e é perfeito pra quem ama natureza. Sapopema é bem conhecido por quem é adepto do montanhismo.
De fato, um dos pontos mais conhecidos da cidade é o Pico Agudo, que oferece uma vista incrível para o vale do rio Tibagi. Entretanto, durante o percurso, é possível passar pelo Salto Lambari, uma bela cachoeira que pode ser visitada no mesmo roteiro.
Ribeirão Claro
Acima de tudo, seguindo com a vibe de “Dora aventureira”, o município de Ribeirão Claro, contém ótimos passeios que podem tirar o fôlego do turista. Logo, se quiser começar pela trilha que leva ao topo do Morro do Gavião, e vislumbrar um visual encantador será uma boa pedida.
Por isso, depois dessa maravilha em forma de paisagem, a próxima aventura pode ser uma tirolesa (que pode até atingir 50 km/h)? Ou quem sabe voo livre? Além delas, também é possível praticar rapel e escalada.
Guaratuba
Bom, um local que com certeza é bem conhecido é Guaratuba, uma cidade no litoral do estado que mantém uma vibe rústica de vila de pescadores. Afinal, a cidade é considerada por muitas pessoas umas das mais lindas do Paraná.
Nela, é possível conhecer o Morro do Cabaraquara, chegar ao topo e ter aquela visão panorâmica do Oceano Atlântico, da Serra do Mar e da cidade de Guaratuba. Mas, para aqueles que desejam algo mais cultural, o passeio mais encantador que pode ser encontrado é uma visita ao Casarão do Porto, que fica na área central da cidade e é reconhecido como Patrimônio Histórico do Paraná.
E por fim, como já foi dito, uma visita às praias da cidade não podem ficar de fora do roteiro. A Praia Central e a de Brejatuba são, ambas, ótimas e muito procuradas por quem visita Guaratuba.
Tibagi
Entretanto, como já mencionamos em nosso primeiro post, A cidade faz parte da Rota dos Tropeiros, juntamente a outros 15 municípios. Por ali, transportavam mercadorias nas mulas e burros, originando a gastronomia típica que é a paçoca de carne, feita com carne desfiada e temperada, socada no pilão com farinha.
Afinal, a cidade faz parte do grupo chamado Campos Gerais do Paraná. O local oferece aos turistas uma boa variedade de aventuras, incluindo, cachoeiras, trilhas e até esportes radicais.
Entretanto, naada se compara, ao Cânion Guartelá. Local com vales profundos, corredeiras e até mesmo quedas d’água. Passeio ideal tanto para curtir o momento, quanto aprender sobre a história da cidade.
Maringá
Enfim, para fechar essa lista com chave de ouro não poderíamos de deixar de fora, a cidade conhecida como o melhor lugar para viver segundo Ranking Macroplan 2021. A cidade oferece muitos roteiros históricos, gastronômicos e de laze. Conhecida como ‘Cidade Verde’, considerando que a média gire em torno de uma árvore para cada quatro habitantes. Top não é mesmo?
Portanto, uma simples caminhada pelas ruas curtindo tanta área verde, por si só já é uma atividade que todos os turistas curtem fazer.
Além do mais, Maringá conta com vários bosques e parques para quem curte caminhar enquanto admira a vista. Os principais deles são o Parque do Ingá, Parque Alfredo Nyffeller e o Parque do Japão.
O Parque do Ingá por exemplo, é considerado o parque mais famoso e o pulmão da cidade. Com 474 mil m², conta com um belo lago artificial, um píer e 7 Km de pavimentação. Ainda há uma gruta, que abriga uma imagem de Nossa Senhora Aparecida.
Afinal, a cidade também oferece ótimas opções referente ao turismo religioso. A Catedral Nossa Senhora da Glória, já recebeu inúmeros fiéis, turistas, que se interessam pela história, importância religiosa e a arquitetura peculiar.