A mostra de teatro Só em Cena começa oficialmente no dia 11 de agosto e traz uma programação gratuita com sete espetáculos, uma instalação, nove caixas de teatro em miniatura (lambe-lambe), um lançamento de livro, duas oficinas e ações de contrapartida social. A sexta edição segue até o dia 21 deste mês, organizada pela 2 Coelhos Comunicação e Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Uma das atrações do projeto já está disponível e pode ser visitada no Mercadão Fratello, das 10h às 22h, até dia 20. “Edifício Cristal”, da Cia Incomode-te (Porto Alegre / RS), é um móvel em forma de cristaleira que simula um edifício de cinco andares com 11 nichos, cada um deles cenografado com material reciclado, simulando apartamentos mobiliados onde se passam histórias. O espectador coloca os fones de ouvido que o projeto oferece, escolhe um dos 11 botões e, de acordo com o botão escolhido, o apartamento correspondente ganha vida por meio de uma narração em áudio e luzes. A instalação tem como tema a pandemia, contexto em que foi criada, e acabou de passar pelo Itaú Cultural em São Paulo / SP e pelo FIT – Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto / SP, de onde veio diretamente para Maringá.
Programação
Essa edição da mostra é dedicada à atriz e professora Márcia Costa, que faleceu em janeiro deste ano. Por isso, o evento começa no dia 11 de agosto, aniversário da atriz. No evento de abertura será lançado o livro com a dramaturgia do espetáculo “Tempos de Cléo”, que leva a assinatura de Carolina Santana e que foi encenado por Márcia durante alguns anos. Antes de sua partida, Márcia chegou a gravar uma versão em áudio que também será disponibilizada no YouTube e por meio de QR code. Além disso, durante toda a mostra a gravação do espetáculo “Tempos de Cléo” estará disponível no canal da 2 Coelhos Comunicação e Cultura no YouTube. A noite de abertura terá outras atrações, como a discotecagem com a DJ Babu. Será no Espaço Solagasta (Rua Prof. Itamar Orlando Soares, 181), aberta ao público.
A programação de espetáculos começa no dia 12 com “Se essa rua fosse minha – um solo de Macaxeira”, de Denise Lopes Leal (São Paulo / SP). No dia 13 o maringaense Vanderlei Junior mostra “Affectus”. No dia 14, Carolina Garcia (Morro Reuter / RS) traz “Habite-me”. Dia 15 é a vez do veterano Hilton Cobra, da Cia dos Comuns (Rio de Janeiro / RJ) apresentar “Traga-me a cabeça de Lima Barreto”. Dia 17 Grace Passô faz “Vaga Carne”. Na quinta 18 Douglas Kodi faz “O soldado, a tigresa e uma outra história”, seguido pelo também maringaense Leonardo Fabiano, que no dia 19 apresenta pela primeira vez a versão presencial do solo “Dizer Lene” (que estreou em versão online). Nos dias 20 e 21 nove artistas vindos dos Estados de São Paulo e Mato Grosso trazem suas caixas de teatro lambe-lambe para encerrar a mostra, sábado no Mercadão Fratello e domingo no Eurogarden.
As ações de contrapartida social ficam por conta do maringaense Danilo Furlan, que apresenta no dia 16 a contação de histórias “Da cor da felicidade” para os alunos da Escola Municipal Dom Jaime Luiz Coelho, que no momento está abrigando também a Escola Benedita Natália (Conjunto Cidade Alta).
Duas oficinas gratuitas já estão com inscrições abertas. A oficina “Dramaturgia construída por memórias” será ministrada por Carolina Santana nos dias 11 e 12 de agosto das 14h às 17h. Já o curso de Máscaras com Liane Venturella acontece de 17 a 20 de agosto, das 14h às 17h. Ambas acontecem no Espaço Solagasta, do ladinho da UEM. Todas as informações podem ser encontradas nas redes sociais (instagram) @soemcena e @2coelhoscomunicacaoecultura
Serviço
Mostra de teatro Só em Cena
11 a 21 de agosto de 2022
Entrada gratuita