Será empossado nesta sexta-feira, 30, às 14 horas, no auditório Hélio Moreira, o Conselho de Acompanhamento e Controle Social (CACS) do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Será uma gestão transitória, que termina em dezembro de 2022. No ano seguinte a gestão será de quatro anos.
A posse contará com as presenças do prefeito Ulisses Maia; do vice, Edson Scabora; e da secretaria de Educação, Tania Periotto. A formação do conselho é necessária para que o município receba recursos do Fundeb. Esses recursos são investidos na manutenção e no desenvolvimento da educação básica – infantil e dos ensinos fundamental e médio.
O prefeito Ulisses Maia explica que as atividades deste conselho vão ao encontro do trabalho de controle e fiscalização da gestão pública. “Em Maringá, temos importantes conselhos que são braços da nossa administração. Somado ao trabalho eficiente das equipes da Prefeitura, todos contribuem para os excelentes resultados e das aprovações da nossa gestão pelo Tribunal de Contas”, ressalta. Entre os 11 membros titulares e respectivos suplentes do Conselho do Fundeb, uma parte foi eleita em assembleias das organizações que representam e outra foi indicada por gestores das políticas públicas municipais.