Dizem que a vida é cheia de surpresas, que tudo que vivemos vem com porquês. Em alguns casos, passamos dificuldades que precisamos aprender a renascer e seguir em frente. Assim é o caso da menina Talitha Moura, com apenas um ano de vida, foi diagnosticada com hidrocefalia e já passou por cinco cirurgias e vários exames. Considerada uma guerreira pela família.
A hidrocefalia é um acúmulo de líquido excedente nos espaços normais dentro do cérebro (ventrículos) e/ou entre as camadas de tecido interna e média que recobrem o cérebro (o espaço subaracnóideo). Esse líquido excedente normalmente causa um aumento do crânio e problemas de desenvolvimento.
“Talitha nasceu com muito líquido na cabeça e teve mal formação nos pezinhos. Na verdade, da cintura para baixo. Ela nasceu com o quadril deslocado, sem ânus e os joelhos tortinhos”, afirma a mãe de Thalita, Deise Moura.
Assim que a menina nasceu, já fez uma cirurgia na cabeça. Segundo os médicos, o cérebro poderia não desenvolver. Outras medidas que foram feitas, foram a colocação da válvula e vários acompanhamentos.
“Ela tem feito fisioterapia três vezes na semana, o pezinho até melhorou. Os médicos fizeram a correção no ânus e graças a Deus ele tem se desenvolvido. Deus é tão bom que todas as cirurgias e tratamentos conseguimos pelo SUS”, conta.
Moradora do Jardim Paulista em Maringá, a mãe de Talitha conta que a filha ainda não consegue andar, mas tem se desenvolvido gradativamente. Minha filha ainda não anda, mas temos fé que isso logo vai acontecer. Hoje está aqui, essa maravilha na minha vida”, conta a mãe.
Para poder dar a assistência que a filha precisa, Deise não pode trabalhar. Ela, o marido e os quatro filhos vivem apenas com o salário de metalúrgico de Rogério de Souto. Com o dinheiro, eles têm de pagar todas as despesas de casa. “A preocupação é em dobro, então prefiro cuidar da minha menina e do irmão mais novo de apenas seis meses”, diz.
Segundo o pai da menina, a cabeça pesava muito. Talitha nasceu com quatro quilos. “Nosso braço doía bastante, ela nunca chegou a chorar de dor. Eu falo que Deus não a deixou sentir nenhuma dorzinha sequer”, conta. Para ajudar a família basta entrar em contato com Deise pelo WhatsApp 44 9 9702-1854. A criança de apenas um ano tornou-se um verdadeiro milagre, como o próprio nome oriundo do aramaico; ela simplesmente renasceu.