A Secretaria de Assistência Social, a Secretaria do Esporte e Lazer e a Secretaria de Saúde, realizaram hoje, 14 de julho, uma ação Integrada de promoção à saúde e lazer dos povos indígenas acolhidos na Casa do Índio de Maringá. As atividades de esporte e recreação ocorrerão durante todo o mês de julho. A próxima visita será nesta sexta-feira, das 9 às 11 horas da manhã.
O médico Nelson Hiromichi Wakita e os agentes da Secretaria de Saúde de Maringá realizaram consultas médicas e avaliaram a situação de saúde dos indígenas da casa. A professora de Educação Física da Secretaria de Esportes e Lazer, Ana Maria Feltrin, promoveu atividades de recreação.
A casa do índio é uma Unidade Governamental de acolhimento institucional na modalidade de casa de passagem que acolhe, por um período de aproximadamente 30 dias, indígenas das aldeias próximas e que se deslocam a Maringá para vender artesanatos. Durante a estadia, os acolhidos recebem alimentação e produtos de higiene pessoal. No momento, a Unidade Socioassistencial abriga 50 indígenas.
O Superintendente da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Maringá, Josivaldo Souza Reis, destaca o compromisso da gestão do prefeito Ulisses Maia em garantir direitos à população residente no município e às populações que usam o espaço da cidade como meio de sobrevivência. A partir da semana que vem, serão realizadas atividades esportivas nas terças e quintas-feiras.marin