Embaixador da Ucrânia no Brasil visita Prefeitura de Maringá

Cultura Destaque

O vice-prefeito Edson Scabora recebeu na tarde de quinta-feira, 27, o embaixador da Ucrânia no Brasil, Rostyslav Tronenko, e a embaixatriz Fabiana Melisse da Costa Tronenko, além de membros da comunidade ucraniana que residem em Maringá. Estavam presentes os secretários Marcos Cordiolli (Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação); Francisco Favoto (Trabalho e Renda e Agricultura Familiar); Emmanuel Predestin (Juventude e Cidadania); João Victor da Silva Simião (Cultura) e Bruna Barroca, diretora-presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá).


A abertura da recepção foi marcada pela cerimônia do sal, uma tradição milenar de boas vindas da Ucrânia. Além das relações diplomáticas entre o país europeu e a Cidade Canção, foram discutidos temas como a valorização e preservação da cultura ucraniana em Maringá, relações comerciais e econômicas.

Durante o evento, a Prefeitura de Maringá colocou a disposição a doação de um terreno, dentre três opções de escolha, à comunidade ucraniana, para a construção de um centro cultural. 


A cidade também deverá contar com uma praça em homenagem aos imigrantes ucranianos.O vice-prefeito, Edson Scabora destacou que Maringá tem uma inda história construída com imigrantes do mundo todo, incluindo os ucranianos. “Esperamos que nossos laços de amizade e relações, principalmente culturais e econômicas, se estreitem. Estamos trabalhando para fomentar Maringá como uma cidade turística e a construção de um centro cultural ucraniano fortalecerá esse processo”.O embaixador Rostyslav Tronenko destacou a importância das relações com Maringá e do fortalecimento relações comerciais e culturais. “Marcamos esse anoem 2020, 130 anos da chegada das primeiras 4 famílias ucranianas no Brasil. São várias gerações que moldaram econômica, política e culturalmente o sul do Brasil”.
A embaixatriz Fabiana Melisse da Costa Tronenko reforçou a importância da celeridade na construção e efetivação de um centro cultural ucraniano em Maringá. Marcos Cordiolli lembrou que Maringá está trabalhando para internacionalizar a economia da cidade e convidou o embaixador ucraniano para fortalecer os vínculos culturais e relações comerciais.

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *