A cafeicultura, que sempre esteve ligada à história de Mandaguari, agora é oficialmente marca da cidade. A Câmara Municipal aprovou, na sessão desta segunda-feira (17), o Projeto de Lei nº 004/2021, que institui o café como bebida típica do município. A matéria, que é de autoria do vereador Sebastião Alexandre (MDB) e foi aprovada por todos os parlamentares, segue agora para sanção e publicação no Diário Oficial.
“É um momento muito especial para mim. Assim como grande parte dos mandaguarienses, eu também tive uma relação com o café e sou grato a todos aqueles que se dedicaram e que ainda se dedicam à cafeicultura. Nossa cidade deve muito a essa atividade agrícola”, comentou o autor do projeto, Sebastião Alexandre.
HOMENAGENS
A noite de sessão contou com a participação de diversos cafeicultores de Mandaguari, que foram homenageados por todo o trabalho em prol da cultura do café. Seo José Carlos Rosseto, 61, é um deles. Ligado à cafeicultura desde que nasceu, disse considerar o momento bastante especial.
“Vejo essa aprovação como um incentivo importante aos agricultores, de pequenas e grandes propriedades. Além disso, essa medida contribui para manter viva a tradição e a história da nossa cidade”, comentou Rosseto, que tem toda a família envolvida na produção de café que soma premiações e reconhecimentos no Brasil e fora do país.
O PROJETO
De acordo com a matéria aprovada, o café passa a ser, oficialmente, bebida típica de Mandaguari. Além disso, o dia 6 de maio deve ser fixado para celebrações e comemorações. A data foi escolhida pelo fato de ser a mesma do aniversário da cidade, que se estruturou a partir da agricultura, e por ser um período de colheita do grão.
HISTÓRIA
Mandaguari completou 84 anos em 2021. A história da cidade se mistura com a de famílias que encontraram na região, condições favoráveis para o desenvolvimento da agricultura, em especial da cafeicultura. Ao longo do tempo, outras atividades econômicas foram sendo desenvolvidas, mas o município manteve a tradição do café.
Atualmente, estima-se que o município possui mais de 1.300 hectares de cafezais, a maior área produtiva da região. Além de ser referência em volume, os grãos produzidos em Mandaguari já foram premiados várias vezes e têm se destacado nacional e internacionalmente.