“Eu estou muito feliz. Glória Deus, que felicidade”, disse com sorriso estampado no rosto e semblante de alívio Francisca Xavier, de 65 anos, ao tomar a 1ª dose de vacina contra o coronavírus nesta terça, 19, na Unidade Básica de Saúde Iguaçu. A retomada da 1ª dose marca 3 meses de campanha contra a covid-19 no município, que iniciou em 19 de janeiro.
Nesta segunda, 19, podem se vacinar idosos com 65 anos ou mais (1ª e 2ª doses) nas UBSs Mandacaru, Tuiuti, Pinheiros, Policlínica Zona Sul, Zona 7, Iguaçu, Floriano e Iguatemi, das 9h às 17h. Além do drive thru no Calil Haddad, prioritariamente para idosos com dificuldade de mobilidade, das 9h às 16h.
A aplicação da 2ª dose nos trabalhadores ativos da saúde será na sala de vacina da Secretaria de Saúde de Maringá, das 8h às 17h. É obrigatório documento com foto e carteira de vacina.
Vacinômetro
Até sábado, 17, a Secretaria de Saúde imunizou 57.846 pessoas com a 1ª dose e 20.391 com a 2ª. Entre os vacinados estão trabalhadores da saúde, idosos, profissionais de segurança e salvamento, idosos e trabalhadores de instituições de longa permanência.
Vacinas
Novas 9.430 doses da vacina Astrazeneca chegaram na sexta, 16, na 15ª Regional da Saúde e foram repassadas ao município para imunização da 1ª dose em idosos e 610 doses da Coronavac para trabalhadores da saúde recém-contratados e trabalhadores das forças de segurança e salvamento.
A Prefeitura dialoga com o Governo do Estado no sentido de que o Paraná receba mais imunizantes do Ministério da Saúde. Em outra frente, ocorre a tratativa para aquisição de vacinas por meio do Conectar, o consórcio da Frente Nacional de Prefeitos, entidade que agora tem o prefeito Ulisses Maia como 2º secretário nacional.