Os vereadores integrantes da Mesa Diretora e das comissões permanentes da Câmara de Mandaguari visitaram o Hospital Cristo Rei, na manhã desta terça-feira (9). Em reunião com a diretoria, os parlamentares buscaram compreender os motivos pelos quais a instituição ainda não atende casos de Covid-19 e se colocaram à disposição para que esse tipo de atendimento comece a ser realizado o mais rapidamente possível.
“É inaceitável que, com essa estrutura hospitalar que temos, o Município não agilize os trâmites necessários para garantir o atendimento à população”, comentou o presidente do Legislativo, Alécio do Cartório (PSD). O vice-presidente, Eron Barbiero (PSB), também expressou indignação. “Não podemos ficar de mãos atadas, deixando a população dependente de outros municípios para ter assistência na Saúde”, enfatizou.
“O que nós queremos, enquanto representantes da população, é que as pessoas infectadas pelo novo coronavírus tenham atendimento na cidade, sem dependerem de vagas em outros lugares”, reforçou o vereador Sebastião Alexandre (MDB). “Entendemos que aproveitar a estrutura do Cristo Rei é o caminho mais rápido e eficaz para atender os munícipes com qualidade”, disse o vereador Chiquinho (PSD). Para o vereador Daniel Gambá (PL), “este é um anseio da população, que tem cobrado providências urgentes”.
RESPOSTA DO HOSPITAL
De acordo com a direção do hospital, a Prefeitura tem sido falha em relação à situação, sendo que nenhum repasse foi feito neste ano à instituição. “Há gente morrendo que poderia estar sendo salva, caso esse atendimento estivesse sendo garantido aqui”, comentou o diretor Dr. José Carlos Machado de Oliveira. “O Executivo tem alegado que não pode fazer os repasses por questões legais burocráticas. Então, acho que é hora de a sociedade e os empresários se manifestarem e cobrarem uma resposta”, completou.
O médico fez, também, um agradecimento à Câmara. “Os vereadores têm lutado pelo bem da população. Nos dão todo o apoio necessário e votam as matérias em tempo rápido. Porém, eles não têm o poder da decisão e nem a caneta na mão”, apontou. Após a reunião, a direção do hospital e os parlamentares fizeram mais um pedido de atenção à causa, que é considerada por eles como urgente.
ENTENDA O CASO
Único hospital de Mandaguari, o Cristo Rei não está habilitado a atender casos de Covid-19. Segundo informações da diretoria, há a capacidade de se criar até 25 leitos de enfermaria para atendimento de quadros de infecção pelo novo coronavírus, vagas que poderiam já estar prontas para uso. Além disso, no final de janeiro, a direção da instituição recorreu à Câmara, alegando que até mesmo os repasses não relativos à pandemia não estavam sendo feitos pela Prefeitura.
Todas as matérias que tratam sobre o hospital foram aprovadas em unanimidade pelos parlamentares, incluindo a autorização de repasse de quase R$ 438 mil para obras, equipamentos e profissionais ao hospital. Cabe, agora, ao Executivo regularizar e efetivar as medidas.