Um dos mais lindos destinos do sul do Brasil, a Ilha do Mel já reabriu para os turistas! Entretanto, seguindo diversos protocolos e medidas de segurança para reduzir os riscos de contágio pelo novo coronavírus. As comunidades de Encantadas, Nova Brasília e Fortaleza, todas na Ilha do Mel, é possível terem reabrido as pousadas e restaurantes para receber os visitantes que buscam dias de descanso nas lindas praias da região.
Os turistas que pretendem visitar a Ilha do Mel, no Paraná, devem cumprir diversas exigências para entrar no destino. Vale ressaltar que entre as principais medidas estão a reserva em um meio de hospedagem com até 24h de antecedência da viagem; passar por aferição de temperatura no terminal de embarque de Paranaguá ou Pontal do Sul; acessar a ilha apenas entre 8h e 20h; e manter o distanciamento social em todos os ambientes. É obrigatório em toda a orla e nas praias o uso de mascara é exigido distanciamento de 4 m² entre grupos.
Ilha do Mel
A princípio, se você estava esperando para relaxar em algumas das lindas praias da Ilha do Mel, a hora chegou! Localizado na Baía de Paranaguá e distante 130 km de Curitiba, existem diversas faixas de areia sendo cercado por intenso verde preservado. Acima de tudo, é um ambiente ideal para quem busca um pouquinho de descanso depois da quarentena. Porém, a ilha tem pouco mais de 1.000 habitantes e, em períodos normais, pode receber o máximo de 5.000 visitantes por dia. Sendo que todos eles chegam de barco, já que a ilha não tem ligação por terra com o continente.
Na Ilha do Mel não há carros ou outro barulho de motor. O que reina por lá é a calmaria e barulhinho do mar, tudo com belas trilhas para caminhar. Antes de tudo entre os principais atrativos da Ilha do Mel estão a Gruta das Encantadas, o Farol das Conchas e a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, além das diversas praias, claro! Ah! Ao embarcar rumo a praia, desde já lembre-se de levar uma lanterna, porque na ilha não tem iluminação pública nas ruas.
Como chegar
Primeiramente, para chegar à Ilha do Mel é preciso ir até Paranaguá ou Pontal do Sul, de onde parte o transporte marítimo para o local. A partir de Paranaguá, são duas opções de barcos por dia, ao custo de R$ 53 (ida e volta). Mas, já a partir de Pontal do Sul, o custo é de R$ 35 (ida e volta) e há barcos a cada uma hora em dias de pouco movimento a cada 30 minutos aos sábados e na alta temporada. O trajeto é operado pela Abaline – Associação de Barqueiros do Litoral Norte do Paraná. Confira os horários de trajeto entre o continente e a praia.
Diversos destinos nacionais estão passando pelo processo de reabertura após a quarentena, mas é importante ressaltar que você deve viajar apenas quando se sentir seguro para isso!