Descomplicar o processo de contratações do município e oferecer mais oportunidades aos fornecedores locais. Com esses objetivos, o vereador Chiquinho (PSD) sugeriu à Prefeitura a criação de um programa de formação de empresários e desburocratização das compras públicas realizadas no município. O ofício com o pedido foi entregue pelo parlamentar à prefeita Ivonéia Furtado (Cidadania), na manhã desta quarta-feira (20).
“Muitas empresas daqui da cidade acabam não conseguindo participar de processos de compra do município. Seja por falta de preparação e orientação, seja pela concorrência com empreendimentos de outras localidades. Os empresários daqui perdem com isso, mas toda a cidade também perde, porque deixa ter mais empregos e renda, o que traz mais qualidade de vida à população”, comentou o proponente Chiquinho.
A IDEIA
De acordo com o representante do Legislativo, a ideia surgiu do estudo de iniciativas que vêm dando certo em outros lugares. O “Programa Marialva Compra”, desenvolvido na cidade vizinha, é um exemplo. Por meio dele, várias medidas são colocadas em prática para valorizar as empresas locais e gerar mais empregos e renda para o município.
No ofício entregue ao Executivo, o vereador destaca que há o entendimento favorável até mesmo do Tribunal de Contas do Estado do Paraná sobre o incentivo a empresários locais, o que contribui para a circulação de recursos em determinada localidade. “Além desse incentivo, esperamos, também, uma total desburocratização, incluindo a eliminação de papéis e a exploração do meio digital”, completou Chiquinho.
A prefeita Ivonéia Furtado disse que recebeu com bons olhos a sugestão e já encaminhou a proposta para a análise dos setores competentes. “Essa ideia vem ao encontro dos objetivos de facilitar a vida dos contribuintes daqui e promover mais transparência e aproximação entre a Administração Pública e toda a população”, disse.