Morreu nesta terça-feira, 19, no Zoológico de Curitiba, o tigre Tom, aos 20 anos. O animal viveu por anos em um mantenedouro de Maringá depois de ser adotado por um adestrador, mas havia sido retirado do local em 2014 e levado ao zoológico da capital.
O casal de mantenedores teria adotado Tom e outra tigresa após vê-los trabalhando em um circo, conforme contaram em uma matéria veiculada no programa Mais Você, em 2012. Em 2014, os tigres foram retirados do local e transportados para zoológicos por determinação da Advocacia Geral da União (AGU). À época, o dono do mantenedouro informou que ingressaria na Justiça para tentar reverter a retirada dos animais, segundo noticiou o jornal Gazeta do Povo.
Tom foi pai de ator de novela, modelo de ilustrações do Tarzan e um dos animais mais procurados do Zoo, onde desempenhou papel fundamental no trabalho de Educação Ambiental da instituição.
De acordo com as informações da equipe técnica do local, o animal, que vivia há pelo menos seis anos na unidade de conservação do Alto Boqueirão, vinha apresentando doença renal e pancreatite crônicas e faleceu na tarde desta terça-feira.
“Era um animal idoso, com quase 20 anos de vida. São quatro além da expectativa em cativeiro e quase o dobro do que um exemplar da espécie vive na natureza”, lembrou o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Edson Evaristo.
Tom e a tigresa tiveram três filhos e, o que ganhou o nome do pai, chegou a ser ator de novela.
Sucesso entre os visitantes
O espaço onde Tom vivia sempre foi um dos mais procurados pelos visitantes do Zoo de Curitiba – na maioria, crianças em visitas escolares.
Tom também aparecia, frequentemente, nas ilustrações de Antônio Marcílio Medeiros, chamado carinhosamente de Tarzan, um dos tratadores de animais da instituição.
Com informações da Prefeitura de Curitiba.