Nesta quarta, 20, o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, acompanhou a vacinação de cinco servidores da UPA Zona Norte, a primeira unidade de referência para atendimento covid-19 em Maringá. Em seguida, vacinação ocorreu nos profissionais do Hospital Universitário de Maringá e na Santa Casa, que também têm leitos e promovem atendimento direcionado para pessoas com coronavírus.
“É uma alegria e gratidão acompanhar esses momentos históricos nas unidades que estão trabalhando diretamente na linha de frente. Devemos concluir a vacinação até a sexta, com os profissionais de saúde e idosos de asilos”, afirmou o prefeito Ulisses Maia. A secretária interina de Saúde de Maringá, Maria da Penha, enfatizou que o município está preparado para receber mais doses de vacina. “O município aguarda autorização do Ministério da Saúde para comprar as vacinas com recursos próprios”, afirmou.
O chefe da 15º Regional de Saúde, Ederlei Alkamim, acompanhou Ulisses Maia nas unidades para a vacinação dos trabalhadores da saúde e reforçou que todos os profissionais serão imunizados. “Esse é o passo inicial para acabar com a pandemia. Precisamos agradecer os profissionais de saúde que trabalharam incansavelmente no enfrentamento do coronavírus”, afirmou. O reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Julio César Damasceno, também esteve presente na vacinação no HU.
As primeiras doses do imunizante chegaram de helicóptero no Aeroporto de Maringá com o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, por volta das 13 horas, desta terça, 19. Nesta primeira etapa, 5.185 pessoas serão imunizadas. São profissionais da saúde atuantes na linha de frente, idosos e trabalhadores das instituições de longa permanência para idosos.
Perfil das pessoas imunizados na UPA Zona Norte:
Simone de Almeida dos Santos foi a primeira vacinada. Ela é servidora do município desde 2013. Trabalha no combate à pandemia desde março.
Cleonice Aparecida da Silva é servidora da saúde desde 2014, trabalhou na linha de frente da pandemia desde o início. Foi contaminada pelo vírus e se recuperou.
Claudio Carnielli de Oliveira é servidor desde 2015, também se dedicou ao tratamento de pacientes desde o início da pandemia.
Elaine Aquoti Medeiros atua na saúde municipal desde 2015, assim como os colegas, atuou na linha de frente da pandemia desde março.
Marisa de Bortolli Agudo é servidora municipal há 20 anos. Batalha com seus colegas na linha de frente da pandemia desde o início.