Começou na manhã desta quarta-feira (20) a vacinação contra Covid-19 dos profissionais de saúde do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) que prestam assistência direta aos pacientes infectados pelo novo Coronavírus. Inicialmente formam imunizados sete servidores em uma cerimônia que contou com a presença do reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Júlio Damasceno, da superintendente do HUM, Elisabete Mitiko Kobayashi, do prefeito de Maringá, Ulisses Maia, do diretor da 15ª Regional de Saúde, Ederlei Alkamin, da diretora adjunta do Centro de Ciências da Saúde (UEM) Priscila Marques e de outras lideranças e autoridades locais.
O HUM recebeu 500 doses da vacina CoronaVac e os primeiros imunizados serão médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, técnicos em laboratório, técnicos em radiologia, fisioterapeutas e fonoaudiólogos que estão na linha de frente no combate à Covid-19 e atuam na nova ala do hospital inaugurada no início da pandemia e que foi destinada exclusivamente ao tratamento de pacientes com a doença.
O primeiro servidor a ser vacinado no HUM, foi o médico coordenador da ala Covid-19, Edvaldo Vieira de Campos. Segundo ele hoje é um dia muito feliz e se sente bastante grato por receber a imunização. “Esse é um passo importantíssimo para o controle dessa pandemia que tem trazido tanta dificuldade para nossa sociedade. Sou privilegiado por fazer parte disso”, ressalta.
Outra servidora que recebeu a primeira dose do imunizante foi a enfermeira Eliene Alves Leão. Para ela esse foi um dia de se renovar as esperanças. “A vacinação de toda população é necessária para que possamos voltar a viver normalmente e fazer aquelas coisinhas simples, como visitar um amigo, abraçar um familiar, passear no shopping, tudo isso com bastante tranquilidade e sem medo”.
O reitor da UEM fez questão de agradecer o envolvimento e trabalho de todos os servidores do HUM que desde o início da pandemia prepararam o hospital para oferecer o melhor tratamento possível e ser tornar referência na região. “Este dia coroa todo o esforço da comunidade universitária no combate a Covid-19. Não há outra alternativa a não ser a vacina para que a população desenvolva imunidade e a gente possa enfrentar com eficiência o coronovírus. Agora damos uma melhor condição de trabalho aos nossos profissionais e continuaremos engajados na luta contra a doença”, afirma Damasceno.
Segunda a superintendente do HUM este foi um dia emocionante que a deixou muito feliz por iniciar a imunização dos servidores do hospital. “Essa é uma luz de esperança que acende em nossos corações neste momento. 2020 foi um ano difícil, enfrentamos altas taxas de ocupação de leitos e sofremos com a falta de recursos humanos, mas continuamos firme com nosso compromisso de atender toda população da região. Espero que em breve possamos vacinar todos os nossos servidores. Estamos juntos e continuaremos até o final para um melhor HUM e melhor saúde para região”, destaca Elisabete.
Polo de vacinação
Recentemente a UEM enviou proposta ao Governo Federal, oferecendo tanto a estrutura física, incluindo salas, veículos e equipamentos para estocagem das doses, quanto equipes de profissionais da saúde capacitados para contribuir na vacinação em massa da população.
O setor de bioequivalência do HUM conta com equipamentos de ultra baixa temperatura que podem ser usados para o armazenamento de amostras, garantindo que o imunizante não perca sua eficácia. Um deles atinge temperatura aproximada da casa dos 80ºC graus negativos e o outro 20ºC graus negativos. Segundo estimativas têm capacidade para estocar 40 mil doses da vacina.