Release não é reportagem

Crítica de Mídia Post Destaque

Uma das atividades mais elaboradas pela assessoria de imprensa é a produção de releases, que são textos que tem objetivo de mostrar as principais informações de um evento ou produto na cidade. O papel principal, é encaminhar para os veículos de comunicação, para que os jornais sintam-se atraídos para publicar a notícia, mas antes de tudo checar as informações e elaborar uma reportagem mais aprofundada. Porém, alguns meios de comunicação acabam “abusando” desse serviço realizado pelos assessores, tirando proveito dos releases.

Muitos veículos hoje, usam o release como notícia sem ao menos checar os fatos, usando o famoso “Control C, Control V”. Segundo o autor Rivaldo Chinem, do livro Assessoria de Imprensa: como fazer (2003), o release é um texto elaborado nos moldes estruturais do discurso jornalístico, com o objetivo de informar as redações sobre assuntos de interesses da organização. O ponto é que os releases são usados para atrair os jornais, o jornalismo de fato deve confirmar a veracidade dos fatos, para então elaborar a reportagem. Mas, isso nem sempre acontece.

O xis da questão é que quem elabora o release não se importa que esse material seja publicado, até porque para quem está querendo “vender” algo por meio do press-release, é interessante que seja publicado no maior número possível de veículos.  Porém, para as redações, é recomendado que não publique, mas que produza um novo.

De acordo com Ana Estela de Sousa Pinto, autora do livro Jornalismo Diário (2009), é comum receber muitos releases nas redações, mas é importante saber transformá-los em pautas. “Nunca publique um release. Cheque, apure e escreva seu próprio texto.” Assim, o jornalista terá melhor aproveitamento das informações recebidas, cobrindo o assunto de maneira ética e correta.

O ponto é que os releases são usados para atrair os jornais, o jornalismo de fato deve confirmar a veracidade dos fatos, para então elaborar a reportagem.

Não é complicado diferenciar um release de uma reportagem. Quando o texto é assinado por alguém, essa pessoa, na maioria das vezes, é repórter do jornal. Agora, quando o texto publicado tem como crédito “Redação” ou “Editoria”, geralmente é release. Esse problema pode ser resolvido com um pouco mais de vontade por parte do jornalista que busca as informações. Se não o fizer, pode futuramente causar muitas dores de cabeça. Toda informação recebida deve ser devidamente checada. Depois, é só colocar a cabeça para funcionar e elaborar o texto.

Atualmente, existem várias agências de notícias que liberam os veículos de comunicação a publicá-las desde que coloque a fonte. Deve se notar que isso ajuda muito os veículos de comunicação, mas em grande parte pode deixar o veiculo mal acostumado ou preguiçoso.

Não publique releases! Sei que ajuda muito, mas que tal escrever uma reportagem nova?. FOTO-PIXABAY

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *