Se você é do tipo que tem sempre natais tradicionais, com a família reunida ao redor da árvore trocando presentes ou fazendo orações de agradecimento antes da ceia, é possível que você estranhe ao saber que existem lugares no mundo que mantêm tradições bem bizarras justamente para a noite de natal, uma das datas mais celebradas pelos cristãos.
Krampus, o demônio que assusta criancinhas
Se no Brasil e na maior parte do mundo o Natal é representado pela figura de um velhinho simpático, na Áustria o buraco é mais embaixo. Existe uma tradição de origem alemã que apavora a criançada daquele lugar. É a figura do Krampus, uma besta que tem um comportamento exatamente oposto ao do Papai Noel. Ao invés de presentear aqueles que se comportaram bem, ele sai batendo nas casas com uma vara a fim de pegar as crianças que aprontaram durante o ano. Sete Credo! Vade retro!
Bruxas à solta
Mesmo o Halloween tendo sido há tão pouco tempo, as bruxas não se dão por satisfeitas na Noruega e querem participar da ceia também. Por isso, ali é tradição de Natal esconder as vassouras para que as malvadas não peguem-nas para voar assombrando a cidade.
La Befana, a bruxa dos presentes
Se na Noruega as bruxas não são queridas, na Itália é essa figura que entrega os presentes. La Befana é uma velhinha que, entre o Natal e o Dia de Reis, dá doces, roupas e brinquedos para as crianças boas e carvão ou alho para as desobedientes. Os italianos costumam deixar vinho para ela e vez ou outra ela retribui gentilmente varrendo o chão.
Teia de aranha na Árvore de Natal
Lá na Ucrânia, tem gente que esconde uma aranha dentro da Árvore de Natal e a cobre de teia. O intuito disso é fazer com que as pessoas procurem o animal e quem encontrá-lo terá sorte na vida. A tradição vem de muitos anos. Reza a lenda que uma senhorinha muito pobre com um monte de filhos para criar certa vez enfeitou a árvore da casa dela com uma aranha, já que não tinha dinheiro para comprar adornos. Quando o sol raiou sobre as teias do bicho, os fios viraram ouro e prata e o Natal da senhorinha ficou muito mais feliz e farto. Ela e a família nunca mais passaram fome.