Mais países fecharam as fronteiras com o Reino Unido nesta segunda-feira devido ao temor de uma nova variante altamente infecciosa do coronavírus, acentuando o pânico global, provocando caos nos transportes e criando a perspectiva de escassez de alimentos no Reino Unido poucos dias antes da consumação do Brexit.
Índia, Polônia, Espanha, Suíça, Rússia, Jordânia e Hong Kong suspenderam as viagens dos britânicos depois que o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, disse que uma variante do vírus que passou por uma mutação e é até 70% mais infecciosa foi identificada no país. Arábia Saudita, Kuweit e Omã fecharam suas fronteiras completamente.
Uma série de outros países já suspendeu as viagens, como França, Alemanha, Itália, Holanda, Áustria, Irlanda, Bélgica, Israel e Canadá –embora cientistas digam que a nova variante pode já estar circulando em países com métodos de detecção menos avançados que os dos Reino Unido.
A descoberta da nova variante, ocorrida poucos meses antes da expectativa de uma ampla disponibilidade de vacinas, desencadeou uma nova onda de pânico em meio a uma pandemia que já matou cerca de 1,7 milhão de pessoas em todo o mundo e mais de 67 mil no Reino Unido.
A Austrália informou que o vírus transformado foi encontrado em dois viajantes que iam do Reino Unido ao Estado australiano de Nova Gales do Sul.
O governador de Nova York, Andrew Cuomo, fez um apelo para que o governo dos Estados Unidos tome medidas para evitar que a nova variante entre no país, o mais atingido pela Covid-19 com quase 318 mil mortes.