A retomada do desenvolvimento econômico, com a geração de emprego e renda, se impõe como prioridade da gestão Ulisses Maia, como demonstra a criação do programa ′Maringá Juro Zero′, já aprovado pela Câmara de Vereadores. O projeto de lei de incentivo a micro e pequenos empresários, iniciativa apresentada durante a campanha de reeleição, também vai estimular empreendedores informais a formalizarem seus negócios. Cerca de R$ 4 milhões serão aportados de imediato, recursos oriundos da economia feita pelo Legislativo ao longo de 2020.
Para viabilizar o projeto e garantir acesso a recursos sem juros, o município firmará convênio e parcerias com organizações sociais, sociedade de crédito, agências de fomento e instituições financeiras. Empreendedores também receberão orientação sobre educação financeira e fiscal e prevenção ao endividamento.
A lei prevê condições específicas para apoiar pequenos negócios que tenham mulheres como proprietárias ou sócias. O objetivo é fortalecer o empreendedorismo femininos com tratamento diferenciado. “Enfrentamos a pandemia em várias frentes, essencialmente focando esforços na prevenção e reforço da infraestrutura de atendimento médico, mas é fundamental também convergir esforços no sentido de preservar empregos e gerar renda por meio de iniciativas que valorizem os pequenos empreendedores”, afirma o prefeito Ulisses maia, justificando o programa ′Juro Zero′, que será operacionalizado pelo Espaço Empreendedor.
Após aprovação pelos vereadores, o programa será regulamentada por meio de decreto. Além do programa ′Juro Zero′, o município trabalha num plano de retomada econômica em desenvolvimento, iniciado em junho com criação de força-tarefa formada por representantes de segmentos produtivos para desenhar estratégias de fomento em meio a pandemia. Segue com mudança implantação de secretarias específicas para tratar da aceleração econômica e estímulo à geração de emprego e renda.