O ano de 2020 começou como todos os anos, muitas pessoas desejando cumprir metas que fizeram no final do ano anterior, mas 2020 pegou todos de surpresa. Com a chegada do novo coronavírus, milhares de pessoas morreram no mundo contaminados pela doença, fator colateral da pandemia, porém não foi somente a covid-19 que surpreendeu a todos.
Este ano, foi notável como iso afetou a mudança do comportamento das pessoas e consequentemente para um lado negativo, muitos assuntos decorrentes vieram a tona. O mundo parou e entrou em choque com desastres que ocorreram, machismo, racismo, a tragédia que deixou muitos feridos e mortos em Beirute/ Libano, tudo isso mostra que este ano verdadeiramente foi a época onde a falta de respeito e a falta de empatia reinaram nas pessoas.
Um movimento que surgiu em 2013, ficou mais forte neste tempo depois da morte de George Floyd. A frase “I CAN’T BREATHE”(“Eu não consigo respirar”), frase dita por Floyd antes da morte, esteve presente em vários cartazes durante os protestos internacionais. Estes protestos levaram à morte de várias pessoas e a confrontos acesos entre os protestantes e a polícia.
Movimento esse que mobilizou redes sociais pedindo mais respeito e igualdade a todos. Outro fator, foi o caso de pessoas não respeitarem o uso de máscaras em lugares públicos, levando na maioria dos casos até à uma agressão, como foi o caso do homem flagrado ameaçando a proprietária de uma sorveteria de Campinas após ela solicitar que ele utilizasse a máscara de proteção contra o coronavírus da forma correta.
Diante de tudo isso, o que podemos fazer agora é torcer para que 2021 seja um ano melhor e que as pessoas tenham mais consciência e empatia com todos, que estamos enfrentando uma dificuldade e que estamos no mesmo barco, que o ideal é se respeitar e acima de tudo ajudar o próximo.