Burocracia e câmbio são maiores desafios no comércio exterior, diz pesquisa

Destaque Geral

A burocracia é o maior empecilho para acessar o comércio exterior, de acordo com 37% das empresas. É o que revela a Pesquisa Panorama do Comércio Exterior de Maringá, feita pelo Instituto Mercosul em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), por meio do Departamento de Pesquisa e Estatística da ACIM. 

A segunda maior dificuldade é o câmbio, com 17%, seguido pela falta de conhecimento na área, com 16%, capital de giro, com 11%, e não ter clientes e fornecedores no exterior, com 10%. Impostos, língua estrangeira, conformidade dos padrões externos de qualidade, tempo de espera até chegar o produto, certificações e custo com transporte/validade do produto foram outras dificuldades relatadas, com menos de 2% cada. A pesquisa foi feita junto a 251 empresários e gestores. 

Para o presidente do Instituto Mercosul, Aluizio Andreatta, ainda que as empresas tenham receio em importar e exportar, essa é uma estratégia importante para os negócios, e a equipe do instituto desenvolve justamente um trabalho para ajudar os pequenos e médio empresários.

Para superar as dificuldades de acessar o comércio externo, ele indica três caminhos: planejamento, constante atualização sobre os assuntos que impactam a operação das empresas e contar com parceiros que ofereçam soluções e garantam segurança no processo, a exemplo de despachantes aduaneiros, instituições financeiras e de fomento ao comércio exterior.

Com mais de 25 anos de atuação, o Instituto Mercosul representa o comércio exterior em Maringá e região e auxilia as empresas a acessar o mercado internacional. Entre os serviços oferecidos estão consultoria técnica, orientação para emissão de Certificado de Origem e Declaração de Livre Venda, conteúdo voltado para o comércio exterior, além da realização de cursos e eventos para desmistificar o comércio exterior. Mais informações em www.institutomercosul.org.br

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *