O Procon e a Vigilância Sanitária de Maringá fizeram no começo da manhã de hoje, 26, uma vistoria surpresa no Terminal Intermodal. Fiscalização foi para verificar se concessionária Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC) cumpre com medidas do decreto municipal em prevenção ao coronavirus. Foram verificados fluxo de passageiros nos ônibus e filas, linhas circulando, higienização dos ônibus depois que chegam e passageiros descem, entre outras situações. “Equipes constataram falhas pontuais no volume de passageiros de algumas linhas e a falha na higienização de ônibus no momento de pico”, comenta diretor do Procon, Geison Ferdinandi.
Fiscais farão relatório e diretoria do Procon notificará empresa para corrigir falhas. Fiscais filmaram desembarque dos passageiros e contam quantas pessoas estavam dentro dos veículos. E depois comparam com capacidade do ônibus. Decreto determina que ônibus circulem com 50% da capacidade para evitar aglomeração. Vistoria continuará em outros dias. Inclusive em outros horários.
Também foi verificado que no começo da vistoria hoje não havia funcionários da empresa fazendo higienização no terminal. O que só aconteceu mais tarde. Serviço preventivo precisa ser permanente pelo grande fluxo de passageiros que pegam nas barras de segurança dos ônibus, nas catracas e poltronas.Passageiros que desembarcavam dos ônibus demonstravam apoio para fiscais. Também quem estava dentro dos veículos. Sugeriram linhas que circulam lotadas e pediram que prefeitura cobre para empresa cumprir medidas de prevenção. O que já acontece desde começo da pandemia de coronavírus.
MULTA –
Em maio, a TCCC foi multada em R$ 444 mil justamente por descumprir medidas dos decretos municipais. Desde começo da atual gestão em 2017, prefeito Ulisses Maia trabalha para melhorar sistema de transporte coletivo em Maringá. Prefeito pediu melhorias nos ônibus e implantação de câmeras de segurança, wi-fi, entre outros. Além de não atender pedidos da TCCC de reajuste da passagem sem que serviço melhore. Se dependesse da Prefeitura de Maringá, passagem estaria mais barata e serviço seria melhor. Denúncias de irregularidades podem ser feitas nos telefones 151 ou 3293-8150 e whats app (44) 98402-0278 ou 98402-0273.