A era de ouro do Rádio no Brasil

Cultura Post Destaque

A era de ouro do Rádio começou no dia 7 de setembro de 1922 durante as comemorações do centenário da  Independência do Brasil, voluntários das empresas norte americanas “Estinghouse” e da “Western Eletric, montaram um verdadeiro estúdio de rádio na estação no Corcovado-Rj e na Praia Vermelha-Rj, músicas e discursos do presidente foram transmitidos por alto falantes instalados. porém, ninguém se interessou devido a um barulho infernal, tudo roufenho, distorcido, incomodando quem ouvia

No dia do descobrimento do Brasil, 22 de abril do ano de 1923,  usando equipamentos emprestados pelo governo na praia Vermelha, localizada no Rio de Janeiro, inauguram o que ficou conhecida como a primeira estação de rádio do Brasil por Edgard Roquette Pinto e Henrique Morize. apesar disso, documentos indicam que outra rádio, lá em pernambuco leva o título.

Rádio Sociedade
RELÍQUIA. Página de um dos jornais da época anunciando a inauguração da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. FOTO-REPRODUÇÃO

Em outubro, a programação da emissora passa a incluir conferências literárias, musica vocal e instrumental. Porém foi no início na década de 1930, com a chegada de Getúlio Vargas no poder,  o rádio deixa de ser elitista devido a abolição das taxas de instalação e regulamentação da radiodifusão. O que antes precisava pagar taxa para receber o sinal, o aparelho era caro e devido ao funcionamento de velas não podia ficar ligado por meio tempo, já não era mais necessário.

Em 1936, o Brasil passa a ter uma rádio que cobre todo o território brasileiro, de nome “Rádio Nacional”, a empresa se consolida desde a fundação como uma das mais importantes do país.

Relembrar faz bem | A era de ouro do Rádio - JFP Notícias
Rádio Nacional, empresa consolidada como uma das mais importantes rádios do país. FOTO-REPRODUÇÃO

No ano seguinte, no dia 7 de setembro, a fim de manter e modernizar os equipamentos da Rádio Sociedade, Roquette Pinto doa a emissora para o Ministério da Educação e da saúde, com isso, muda de nome, e passando  a se chamar “Rádio Ministério da Educação.

Ouça o quadro na íntegra;

// Com informações de Letícia Amadei.

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *