O dia 2 de outubro foi inusitado na rotina do Senhor Elton, paciente internado há mais de 50 dias no Hospital Militar de Área de Porto Alegre (HMAPA). Isso porque ele recebeu uma correspondência muito especial, uma carta do João Manoel, aluno do 6° ano do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA). A iniciativa é parte do “Bem-Te-Quer – Cartas do Bem”, um projeto que consiste no recebimento de cartas de motivação e que tem o propósito principal de auxiliar na recuperação dos pacientes internados.
A carta, com desenhos coloridos e escrita a mão livre pelo aluno, demonstra carinho pelo destinatário por meio das palavras redigidas em tom de diálogo. Por último, ele ainda indica um vídeo contendo uma mensagem inspiradora para ser assistido. A carta foi lida em voz alta e gerou muita emoção em todos que estavam presentes. Além da carta, o aluno ainda gravou um vídeo bem especial para o paciente.
As palavras de carinho funcionam como injeção de ânimo, força e entusiasmo e possuem a capacidade de fazer a diferença no dia de quem as recebe. É sabido que, após muitos dias de internação, os pacientes podem deixar-se levar pelo abatimento e pela tristeza. As cartinhas são recolhidas e ofertadas aos pacientes internados se assim desejarem recebê-las.
A escolha pela correspondência de papel é uma forma de se distanciar um pouco do mundo digitalizado e de dedicar alguns minutos do tempo para colocar no papel a mensagem a ser transmitida, podendo ser acrescida de desenhos e escrita com canetas de várias cores.
O projeto foi abraçado de maneira voluntária e espontânea pelo grupo de voluntariado do Colégio Militar de Porto Alegre, que tem como coordenadora a professora Letícia Homrich, mas está aberto a qualquer pessoa, adulto ou criança, que queria, por meio desse pequeno gesto, levar carinho e esperança a quem necessita. Para tanto, basta destinar a carta ao Setor de Comunicação Social do HMAPA.