Com o início da pandemia as pessoas ficaram com receio em continuar realizando compras no comércio, pois ainda não tinham a garantia de como o país iria ficar com esse caos e como a economia do país reagiria perante isso. Consequentemente, comerciantes sofreram com a queda das vendas e sentiram o impacto nos estabelecimentos.
A Empresária Marta Cândido do Couto, que é proprietária de uma loja de roupas há mais de 20 anos, também passou por esse momento complicado de início de pandemia “No começo da pandemia as pessoas estavam assustadas sem saber o que estava por vir, por isso as vendas caíram muito no começo e foi um período um pouco difícil já que o comércio teve que fechar por 15 dias”, conta.
Esse impacto também foi inesperado para alguns consumidores e fez com que redobrassem a atenção com os gastos extras.
A publicitária Valéria Sobreiro, conta que a pandemia não afetou muito seu lado consumidor, mas ficou atenta aos gastos “Com a pandemia não senti que afetou tanto na questão do meu consumo, mas é claro que a gente sempre fica com mais receio com tantas notícias e damos uma atenção a mais na questão do financeiro”, diz.
Com o passar dos meses, as vendas foram se normalizando e os empresários se restabelecendo “As vendas melhoraram e estão normais como antes da pandemia. O auxílio do governo também ajudou muito a economia e deu uma boa ajuda para a população, melhorando assim as vendas como um todo”, diz Marta.
A grande sacada de alguns comerciantes para atraírem clientes para o comércio novamente, foram as propagandas feitas nos meios de comunicação. Com isso, a expectativa dos empresários para que a economia volte a fluir normalmente depois que a pandemia passar é grande “Depois que a pandemia acabar as coisas tendem a melhorar e acho que a demanda vai aumentar. Todo mundo espera que as coisas melhorem”, conta a empresária Marta.