Dia do ‘Programador de sistemas’; profissionais cada vez mais requisitados

Destaque Informática Tecnologia

Criar, arquitetar e implantar sistemas de tráfego de informações digitais e aplicativos para celulares são algumas das muitas atribuições do programador, profissão que se tornou ainda mais relevante dia após dia, inclusive neste tempo de pandemia, onde o fluxo de dados na internet aumentou exponencialmente pela necessidade de migração das empresas para o meio virtual.

Diante desse cenário e da importância da profissão, os programadores ganharam um dia para ser celebrar: sempre no 256º dia do ano, número simbólico para esses profissionais. Ele representa a quantidade de valores diferentes que podem ser representados com um byte de oito bits. Assim, esse ano a data é celebrada neste sábado, 12 de setembro.

Segundo o programador, Rafael Matia Teles, 23, profissional há mais de três anos, conta que a paixão por essa área começou quando em 2015, quando trabalhava na área de TI montando Data Show em salas de aula, na FAFIMAN. “Foi em 2015, quando comecei a me aproximar da programação, trabalhava como estagiário, quando fazia o 3º do colégio. Mas a paixão realmente surgiu no fim de 2016, no primeiro ano da faculdade, quando meu professor, Itamar Solopak, me convidou para fazer um teste na empresa dele, como Técnico em Programação, na época eu era professor em um projeto da prefeitura de Mandaguari, como estagiário”, conta.

CRIAÇÃO. Cada dia na empresa surge um desafio novo para os programadores cheios de idéias. FOTO-ARQUIVO PESSOAL – RAFAEL MATIA TELES

Rafael ainda destaca que  a profissão é sempre marcada por novos desafios que devem ser superados todos os dias. “Tenho plena consciência que sim. Cada dia na empresa surge uma dúvida diferente ou um desafio e sempre busco diversas respostas para chega a melhor solução. Desafios são diários tanto na empresa, quanto nos serviços particulares.”, relata.

Matia Teles comenta que a profissão já apresentava boas opções de trabalho antes da crise sanitária, mas agora se intensificou. “Muitas empresas desligaram muitos funcionários, e trancaram alguns projetos de contratação e aprendiz, o mercado no inicio de julho começou a se movimentar mais, até porque começou a fazer falta os profissionais por conta do desligamento, mas tem muitas empresas que mesmo com a pandemia vem contratando, empresas muito boas por sinal. Uma grande maioria dos programadores vem tirando grande feitos com essa pandemia, com estudos, tendo mais tempo para fazer cursos online e estudar para tirar a sonhada certificação”, destaca o programador.

O programador também avalia que o mercado de trabalho para essa área é muito dinâmico, sempre surgem novidades, então se os profissionais se mantem atualizado com as novas tecnologias mundiais e estiver atento ao movimento do mercado sem dúvida irá ter sucesso.

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *