Em agosto, o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário de Maringá (HUM) bateu recorde no número de doações. No mês foram coletados 398 litros, doados por aproximadamente 300 mulheres. Além disso, foram feitas 628 visitas domiciliares para coleta. Com isso 90 bebês receberam leite e mais de 200 foram beneficiados com assistência à amamentação.
A enfermeira coordenadora do BLH, Christyna Beatriz Genovez Tavares, conta que nos meses anteriores eram coletados entre 200 e 250 litros. Ela acredita que este aumento significativo se deve a boa resposta da comunidade à campanha e também às ações em prol do aleitamento materno na Semana Mundial de Amamentação.
“Isso é muito importante, pois vamos conseguir fornecer leite para mais crianças que estão internadas nas UTIs Neonatais de Maringá e região. Quando a quantidade de doação fica baixa, enfrentamos dificuldade de atender toda a demanda. Com os resultados deste mês, podemos fornecer leite para mais crianças que precisam”, ressalta Christyna.
O Banco de Leite Humano do HUM incentiva o aleitamento materno e faz coleta, pasteurização e distribuição de leite, dando prioridade de fornecimento para prematuros e bebês de baixo peso que não sugam, internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
O leite pode ser coletado e armazenado na própria casa da doadora, no Banco de Leite do HUM e nos postos de coleta em Maringá e região como a Santa Casa, Hospital Santa Rita e Hospital Paraná; em Sarandi no Hospital Metropolitano, no Posto de Coleta em Mandaguari e em Paranavaí o Programa Municipal Saúde da Mulher e da Criança, abastece a Santa Casa da cidade.
As doadoras são captadas, em grande parte, no momento em que estão em atendimento nessas unidades ou quando seus recém-nascidos estão internados. Interessadas em doar devem se informar pelo (44) 3011-9174.