Os astros da música irlandesa Bob Geldof, Hozier e Paul Casey, assim como o presidente da Irlanda, Michael Higgins, serão alguns dos presentes em um tributo musical especial para comemorar o 75º aniversário de Van Morrison na semana que vem.
Para celebrar a vida e a música do músico de Belfast, que iniciou a carreira na banda Them e conquistou a fama como artista solo com o sucesso de 1967 “Brown Eyed Girl”, a organizadora HotPress pediu que 75 artistas conterrâneos gravassem vídeos de suas músicas, que estrearão todas as noites no YouTube nas três semanas anteriores a 15 de setembro.
Em um evento especial no dia 31 de agosto, as apresentações a serem transmitidas incluirão Higgins tocando “Rave On, John Donne” ao lado do compositor Bill Whelan; Paul Casey & Friends, com Terri Hooley, interpretando “In The Days Before Rock ‘n’ Roll”; e Mary Coughlan com uma versão de “Warm Love”.
Geldof disse que escolheu a canção “I’m Tired Joey Boy”. “Aquela atitude que emana daqueles discos, a atitude que Van ainda tem de deslocamento, de sempre estar em um ângulo tanto para a música quanto para a sociedade contemporânea, é realmente interessante de observar, como pessoa”, disse Geldof.
Morrison, cujo álbum “Astral Weeks” é citado com frequência como um dos maiores feitos do rock, disse que fica surpreso de ainda estar se apresentando com sua idade, dizendo que seus sucessos pareceram frágeis algumas vezes. “Muito sinceramente, não pensei realmente que ainda estaria cantando agora”, disse.
“Antigamente, você sempre ouvia das empresas de agenciamento e de todos que não iria durar… não dava para saber, era tudo muito arriscado”.