O Governo do Estado deu mais um passo na construção de uma casa de passagem indígena em Apucarana, no Vale do Ivaí. A Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social (Sudis) entregou na semana passada um pré-projeto da obra. O material foi encaminhando ao Instituto Municipal de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento (Idepplan) para avaliação e possíveis adequações.
A intenção, explicou o assessor técnico do órgão, Denilton Laurindo, é atender a um pedido antigo da comunidade indígena do Norte do Paraná. “São pessoas que saem de Tamarana e Ortigueira e vão comercializar seus produtos em Apucarana. Eles passam o dia na cidade, mas não têm lugar para ficar. Muitos deles levam crianças junto. A casa de passagem resolverá esse problema”, afirmou Laurindo, que é presidente do Grupo de Trabalho dos Povos e Comunidades Tradicionais do Paraná.
Segundo Laurinho, a intenção é finalizar projeto ainda neste ano para que a obra possa começar no primeiro semestre de 2021. “O governador Carlos Massa Ratinho Junior é muito consciente das necessidades do povo indígena, por isso o Governo do Estado está empenhado em solucionar o problema”, disse Laurindo. A prefeitura do município, inclusive, já disponibilizou um terreno para a construção da casa.
AJUDA EMERGENCIAL – Além de Apucarana, Laurindo passou também por Manoel Ribas, Cambé, Paiçandu e Floresta para dar continuidade aos trabalhos de ajuda emergencial disponibilizados pelo Governo do Estado durante a pandemia do novo coronavírus. “O governador orientou a Sudis para que os povos tradicionais do Estado recebam toda a atenção possível neste momento”, explicou o assessor. Ele conversou com diversas lideranças das comunidades tradicionais indígenas e ciganas e acolheu as demandas apresentadas.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br